Grandes Influências: Marcelo Cassaro

Grandes Influências: Marcelo Cassaro

Marcelo Cassaro, o maior nome do RPG nacional.

Grandes Influências: Marcelo Cassaro

 

Se você não conhece Marcelo Cassaro, precisa conhecer! Cassaro não escreveu tantos livros, mas é um de meus escritores favoritos. Um roteirista fantástico e grande quadrinista.

 

Biografia

Cassaro nasceu em 1970, aqui em São Paulo, e iniciou sua carreira na produtora Black & White & Color, de Mauricio de Sousa, onde trabalhou nos filmes da Turma da Mônica.

Na Editora Abril,foi roteirista dos quadrinhos do Zé Carioca e das séries de TV Japonesa: como Jaspion Changeman, etc. na revista Heróis da TV. Mais tarde, foi editor das revistas Progames e Gamers, da Editora Escala. E foi aqui que ele atingiu sua atual fama, pois foi na Editora Escala que Marcelo Cassaro, em 1994, apresentou um projeto de uma revista de RPG à editora. Esse projeto foi recusado, então ele apresentou o projeto ao Ruy Pereira, ex-sócio da Escala e fundador da Editora Trama, e assim nascia a Dragon, a primeira revista de RPG do Brasil, mas a Dragon logo mudou de nome e foi rebatizada como Dragão Brasil!

Quando a Dragão Brasil iniciou suas atividades, comecei a acompanhar de perto esse grande escritor e acabei por conhecê-lo num dos saudosos Encontros Internacionais de RPG e foi lá que tive a oportunidade de trabalhar com Cassaro para a Dragão, o que foi um grande sonho realizado: admito!

No número 50 da revista, ao lado de outros dois editores, lançou o cenário de RPG Tormenta, até hoje o maior cenário de RPG nacional e um dos maiores fenômenos de vendas do RPG no Brasil!

 

Obras

Cassaro escreveu diversos quadrinhos e um romance de ficção cientifica.

 

Espada das Galáxias

Essa é a história de vingança do capitão Kursor, comandante da bionave Vigilante, Frota Exploratória do Império Metaliano. Seus ataques sucessivos paralisam o programa espacial e nos condenam ao encarceramento em nosso próprio mundo. Nada pode deter o sabotador. Nada, exceto um astronauta "trekker" e uma professora de kendô, que se associam a uma força-tarefa enviada pelo próprio planeta Metalian.

Os metalianos são seres biometálicos que evoluíram a partir do metal e não da água como nós, e os traktorianos são alienígenas que descendem de invertebrados (lesmas insetoides) bípedes que frequentemente trocavam seu exoesqueleto por corpos melhores, até que passaram a utilizar corpos robóticos.

As duas raças são inimigas mortais e acabam “naufragando” aqui na Terra, onde um combate acontece e os humanos são pegos no meio.

Kursor, personagem principal, é um ser atormentado pela culpa e pelo ódio e é um personagem extremamente interessante.

Recomendo a leitura. É uma ficção científica hardcore, que usa o desastre da Challenger de maneira brilhante, adicionando vivacidade à história.

 

Holy Avenger

Holy avenger foi o primeiro mangá nacional, com uma qualidade impecável e arte de Érica Awano. Passa-se no mundo de Arton, universo criado na Dragão Brasil e até hoje o maior cenário de RPG do país. Conta a história de Sandro Galtran, um jovem e inexperiente ladrão que se apaixona por Lisandra, uma bela e inocente druida que vaga pelo mundo em busca dos Rubis da Virtude, que ajudariam o maior herói de Arton, O Paladino!

Em 42 edições, Holy avenger é uma história vibrante e cheia de reviravoltas e personagens fantásticos. Deixo aqui um destaque para o Mestre Arsenal, um vilão que adoro, cheio de nuances, mas que mantém um ar Darth Vader fantástico!

Se você é uma daquelas pessoas que diz que quadrinho nacional é um lixo, eu o desafio a ler Holy Avenger e não se tornar um fã!

 

Por que Cassaro me influencia tanto

O Cassaro me influenciou de diversas maneiras. Primeiro como quadrinista: sempre gostei de sua maneira de contar histórias. Construir personagens humanos e com problemas, mesmo antes de isso se tornar moda, foi uma inovação. Acho que ele traduz a melancolia humana como poucos. Cassaro também foi o primeiro autor brasileiro a me mostrar que era possível sim escrever material de qualidade no Brasil. Finalmente, ele foi um grande mentor na minha época de Dragão Brasil e acredito que ele nem imagina como é uma honra e um privilégio já ter trabalhado com ele!

Galeria de Imagens

Deixe seu comentário